“O pensamento escolhe. A Ação realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

(Emmanuel)

domingo, 9 de setembro de 2012

Cada Pensamento Nosso...



Cada pensamento nosso, no qual colocamos crédito, provoca uma atitude. Nossas atitudes são frutos de nossas crenças. Agimos de acordo com elas. Cada atitude nossa movimenta as energias ao nosso redor e promove uma reação. É como quando estamos dentro de uma piscina. Qualquer gesto movimenta a água em ondas que vão e vêm, reagindo a nosso contato.
Estamo
s todos mergulhados na mente universal, como quando estamos dentro da água, cercados de energias. Elas são neutras. São nossas atitudes que lhes dão padrão e as projetam para o futuro, provocando reações dentro do sistema, que reage e responde, devolvendo o resultado.
Toda atitude nossa tem, portanto, uma resposta da vida. Mas como ela age sempre pelo melhor, essa situação não é definitiva. Quantas vezes vimos predições ruins que nunca se realizaram? É que as leis universais não agem para nos castigar ou punir. Em sua sabedoria, sabem que a punição ou o castigo nunca educaram ninguém. Ao contrário, quando modificamos nossas atitudes, elas apagam e substituem aquelas energias negativas que emitimos anteriormente pelas novas e melhores de agora. Com esse critério, aquelas reações dolorosas que estavam programadas em nossa vida são modificadas.

Zíbia Gasparetto

sábado, 8 de setembro de 2012

O Educador e a Criança



A alma do educador influi fortemente na formação da criança, seja ele um sábio ou simples criado, porque isso depende muitíssimo do seu discernimento e habilidade em ajudar o educando a livrar-se de seus instintos inferiores! Não é a riqueza ou a pobreza o que, realmente, distingue a graduação moral do espírito. Aliás, as almas mais esclarecidas, ao se encarnarem, preferem a pobreza e as vicissitudes do mundo material para solucionarem as suas provas cármicas e acelerarem o seu aperfeiçoamento espiritual. A riqueza, quase sempre, proporciona mais facilidades perigosas para o espírito enfraquecido. A renúncia, a paciência, a resignação e a humildade são virtudes que melhor florescem nos ambientes pobres e ajudam o espírito a libertar-se mais cedo dos ciclos dolorosos e expiativos da carne. A riqueza, comumente, tonteia as criaturas e facilita-lhes a prática dos mais censuráveis caprichos e lúbricos desejos. Sob o manto roto da pobreza, plasmaram-se as figuras sublimes e incomuns de Francisco de Assis, Paulo de Tarso, Vicente de Paulo, Buda, Ramana Maharschi, Gandhi e principalmente, Jesus! As dificuldades, dores e sofrimentos morais proporcionaram ao mundo personalidades como Edison, Van Gogh, Gauguin, Mozart, Allan Poe, Sócrates, Chopin, Schumann, Balzac, Beethoven, Cervantes, Milton, Dostoiewsky, Aleijadinho, Gandhi e outros.
Ramatís

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Para praticar!




Que nossos lábios sejam canal de bênçãos
Que as palavras lançadas germinem doces frutos
Que nossas mãos sejam portadoras de bondade,
carinhos, afagos...
Que nosso solo interior seja aquecido pelos raios da esperança
E que a essência que nos move seja de aroma suave
Para que mesmo ausentes nos façamos presentes
E até nos dias nublados possamos encontrar o sol."

Arnalda Rabelo

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Se...




Se a gente percebesse que tudo o que é feito em nome do amor 
(e isso não inclui o ciúme e a posse) 
tem 100% de gerar boas reações e resultados positivos.

Se não tivéssemos tanto medo da solidão e 
não fizéssemos tanta besteira para evitá-la.

Se mudássemos o foco e concluíssemos que infelicidade não existe, 
o que existe são apenas momentos infelizes.

Se todas as religiões fossem fiéis a seus preceitos, 
enaltecendo apenas o amor e a paz, 
sem se envolver com as escolhas particulares de seus devotos.

SE......


Martha Medeiros

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Amor Verdadeiro




Todo o poder da alma resume-se em três palavras:
Querer,
Saber,
Amar!
"Querer", isto é, fazer convergir toda a atividade, toda a energia, para o alvo que se tem de atingir, desenvolver a vontade e aprender a dirigi-la.
"Saber", porque sem o estudo profundo, sem o conhecimento das coisas e das leis, o pensamento e a vontade podem transviar-se no meio das forças que procuram conquistar e dos elementos a quem aspiram governar.
Acima, porém, de tudo, é preciso "Amar", porque, sem o amor, a vontade e a ciência seriam incompletas e muitas vezes estéreis. O amor ilumina-as, fecunda-as centuplica-lhes os recursos. Não se trata aqui do amor que contempla sem agir, mas do que se aplica a espalhar o bem e a verdade do mundo.
A vida terrestre é um conflito entre as forças do bem e as forças do mal. O dever de toda alma viril é tomar parte no combate, trazer-lhe todos os seus impulsos, todos os seus meios de ação, lutar pelos outros, por todos aqueles que se agitam ainda na via escura.
O uso mais nobre que se pode fazer das faculdades é trabalhar por engrandecer, desenvolver, no sentido do belo e do bem, a civilização, a sociedade humana, que tem as suas chagas e fealdades, sem dúvida, mas que é rica de esperança e magníficas promessas; essas promessas transforma-se-ão em realidade vivaz no dia em que a Humanidade tiver aprendido a comungar, pelo pensamento e pelo coração, com o foco de amor, que é o explendor de Deus.
Amemos, pois, com todo o poder do nosso coração; amemos até ao sacrifício, como Joana d'Arc amou a França, como o Cristo amou a Humanidade, e todos aqueles que nos rodeiam receberão nossa influência, sentir-se-ão nascer para a vida.

Livro: O Problema do Ser, do Destino e da Dor
Autor: Léon Denis

terça-feira, 4 de setembro de 2012

CHAVES PARA A VIDA MAIOR




Nós possuímos todos os tesouros necessários para ter uma vida produtiva, plena e feliz, e esses ideais também podem nos ajudar a alcançar um estado de consciência mais elevado. Quando despertarmos para eles, nunca mais sentiremos falta de nada, já que Deus é a plenitude personificada. Há um suprimento ilimitado de amor e riqueza armazenado no Céu que pode ser trazido pa
ra a Terra.
Somos abençoados todos os dias com a presença do espírito em tudo o que encontramos. Estou me referindo ao espírito interior que está constantemente preenchendo todas as necessidades e desejos. A maneira como entramos em contato com esse espírito é escolha de cada pessoa. O que colocamos em movimento volta pra nós. Lembre-se de que estamos nos movendo através de um mar invisível de pensamentos. Deus sempre nos dará o que pedimos de acordo com nossos pensamentos. Se nossos pensamentos estão ligados à pobreza e à doença, atrairemos essas condições para nós. Se elevarmos nossos pensamentos a um nível de frequência superior, recolheremos harmonia e abundância. É preciso pensar da maneira mais positiva possível para que possamos ajudar a nós mesmos e aos que nos cercam, sejam eles entes queridos ou estranhos.
Algumas chaves são capazes de ajudar a elevar seus pensamentos. Espero que vocês aprendam a usá-las e a torná-las uma parte integral da sua vida, para abrir a caixa do tesouro interior.

Livro: Em busca da ESPIRITUALIDADE
Autor: James Van Praagh

Muita luz para todos!!!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CONVÍVIO SOCIAL




Cristo era simples e sem formalidades, por isso encantava qualquer tipo de pessoa em qualquer ambiente. Muitos não conseguem nem sabem como fazer amigos, mas o Mestre de Nazaré era um especialista em construir relações sociais saudáveis. Atraía as pessoas e as transformava em amigos íntimos pelas ricas características de sua personalidade, principalmente sua amabilidade, sociabili
dade e inteligência instigante.
As relações sociais têm sido pautadas pela frieza e pela impessoalidade. Todos temos necessidade de construir relacionamentos sem maquiagem, abertos e desprovidos de interesses ocultos. Temos uma necessidade vital de superar a solidão. Todavia, o prazer do diálogo está morrendo. A indústria do entretenimento nos aprisionou dentro de nossas próprias casas, dentro de nossos escritórios. Estamos ilhados pelo DVD, pela TV e pelo computador. Nunca houve uma geração como a nossa, que, embora tenha tido amplo acesso a diversas formas de entretenimento, conhece como nenhuma outra a SOLIDÃO, a ANSIEDADE e a INSATISFAÇÃO.

Augusto Cury

Paz e Felicidade para todos!!!

domingo, 2 de setembro de 2012

EVOLUINDO COM JESUS




O homem não pode evoluir sem que tenha de fato compreendido e edificado em si os valores da alma.
Sem o tesouro eterno que acumulamos com a educação pessoal e com o aperfeiçoamento moral, é impossível adentrarmos nas Esferas Superiores porque nos faltaria contato com o Plano Maior.
A tranquilidade presente e a felicidade futura é obra de cada um de nós.
Abstenhamo-nos de precipitações e correrias desnecessárias porquanto ninguém consegue viver em paz sem antes guardar-se na compreensão e na humildade.
É imperioso vivermos dentro da realidade que compõe as leis eternas, lembrando que quem procura a verdade e nela permanece age mais e erra menos
"Conhencereis a verdade e a verdade vos libertará."

Ricardo Magalhães

Louvado seja Deus!

sábado, 1 de setembro de 2012

Contato com a alma




À medida que restabelecemos contato com nossas almas, nossas prioridades em relação à vida podem mudar. Vamos aprender, como eu aprendi, que todas as respostas estão dentro de nós, simplesmente esperando para serem reveladas. E, quando abrimos a porta para o infinito, vamos descobrir que estamos interconectados nesta tapeçaria chamada vida. Através do ciclo de vida, morte e renascimento, aprendemo
s quem somos e por que estamos aqui.
Quando vamos viajar para outro país, precisamos nos preparar, tomando várias providências. Da mesma forma, você precisa se preparar para a jornada da alma. O primeiro passo é separar-se do mundo externo feito de julgamentos e racionalizações, para entrar em contato com o mundo interior da consciência. Estamos tão ocupados lutando com os desafios que a vida cotidiana nos apresenta que não temos o tempo necessário para aquietar nossas mentes e reconhecer o fato de que somos todos espíritos caminhando em direção à luz. No entanto, acredito que dentro de cada um de nós estejam as respostas, naquela parte invisível e indefinida que é chamada de alma.
A alma é nosso núcleo espiritual, a fagulha divina interior que sempre existiu, existe e existirá. Por isso, precisamos nos voltar para dentro e escutar a voz de Deus.

James Van Praagh - Em busca da Espiritualidade

Que Deus esteja sempre conosco!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Seja breve em qualquer pedido




Quem dispõe de tempo para conversar sem 
necessidade, pode claramente matricular-se 
em qualquer escola a fim de aperfeiçoar-se 
em conhecimento superior.

Trabalho no tempo dissolve o peso de quaisquer
preocupações, mas tempo sem trabalho cria fardos
de tédio, sempre difíceis de carregar.

Um tipo comum de verdadeira infelicidade é dispor 
de tempo para acreditar-se infeliz.

Se você aproveitar o tempo a fim de melhorar-se, 
o tempo aproveitará você para realizar maravilhas.

Observe quanto serviço se pode efetuar em meia hora.

Quem diz que o tempo traz apenas desilusões, é que não
tem feito outra cousa senão iludir-se."


André Luiz

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O verdadeiro sentido da família




Os laços de sangue são os que menos importam. O que interessa mesmo é a disposição de cada um, para aceitar o outro.
Temos muito a aprender sobre família, viu, gente? A grande maioria pensa que ela se resume a laços consangüíneos quando isso é o que menos importa. Outros acreditam que, por pertencerem a um grupo familiar, todos os seus componentes devem ter os mesmos valores e seguir os mesmos caminhos. Nada a ver. Obviamente que é possível estabelecer a afinidade entre seus membros, mas ninguém é igual a ninguém dentro da mesma família. É preciso, acima de tudo, aceitar as diferenças existentes entre todos. 
Mas o que é exatamente isso? Simples. Aceitar diferenças é ter compreensão, abertura e diálogo. Geralmente, quando não aceitamos alguma coisa, queremos pura e simplesmente impor um modelo. Ou seja, é preciso agir assim, lidar com o dinheiro desse jeito, fazer aquilo outro da outra maneira etc. Como muitos pais que estabelecem um modelo rígido de educação. Resultado: é um tal de filho mentir pra pai e mãe... Na frente dos pais, eles são uma coisa. E, por trás, mudam completamente. Triste, não? 
É impressionante como é comum as pessoas não aceitarem as diferenças. A gente se fecha tanto em nossas vidas, nos próprios valores e verdades que não toleramos sequer uma idéia oposta à nossa, sem julgar. Tente, portanto, seguir essa linha de raciocínio: “A cabeça daquela pessoa é assim, a vida dela é essa, ela está bem assim, pode me contar tudo que eu não me choco nem critico. Não sou juiz, sou amiga.” 
Uma conduta dessas dá contato. Se, por outro lado, você condena o outro, ele acaba se afastando. Isso é óbvio! E não só na família, como em qualquer relacionamento. E não adianta vir a mãe com aquelas frases: “Te amo, quero o teu bem, portanto, faça isso ou aquilo.” Reflita comigo: será que esse bem é realmente o bem do filho? 
Vamos lá, pessoal, aposte na flexibilidade. Sem ela, os laços se rompem. Com ela, os laços se ampliam. Ou aceitamos as diferenças e aprendemos a conviver com elas... Ou não convivemos com ninguém. Pare de brigar com a realidade. Você sofre, se desgasta, principalmente quando não pode controlar a realidade. Por conseqüência, a raiva, a preocupação e o nervoso entram em cena. 
Deixe de querer mudar o outro. Isso é um verdadeiro desrespeito. O importante é ter paz e equilíbrio. Dois filhos podem ser super amigos. Outros podem se dar bem só com amigos de fora. As relações dentro da família vão se estabelecer como podem, não como “devem”. 
Aliás, não existe família ideal, e sim família real. Aceitar a individualidade de cada um é a base do elo. Não importa em que lar tenhamos nascido, mas sim se podemos ser o que queremos. Essa liberdade é tudo. Sentimento de família é elo social, elo humano. Não está restrito só aos filhos, maridos, avós, primos etc. Ele está na esfera social. 
E, quando você realmente souber aceitar as diferenças, os valores e as vontades alheias, no mínimo, conquistará uma atitude mais fraternal de todos aqueles ao seu redor. Como aquela pessoa que, sem fazer nada, todo mundo vai lá enchê-la de beijos, abraços e carinhos. O segredo desse carisma? Abertura. Pratique-a dentro da sua família! Pratique-a em todo lugar.

Luiz Antônio Gasparetto

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


Os laços de sangue são os que menos 

importam. 

O que interessa mesmo é a disposição de cada 

um, para aceitar o outro.



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A EFICÁCIA DO PASSE MAGNÉTICO




Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar.

O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do REIKI E DO Johrei, utili
zada pela Igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o Espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

Segundo o cientista, durante seu mestrado foi investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células onde ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram
a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição”.
Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.

O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre do ano passado. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril deste ano!

domingo, 19 de agosto de 2012

Hoje...



Queridos amigos, que Jesus nos abençoe e inspire no dia de 


hoje.


Que nossa vida possa ser um ato de amor e gratidão a tudo o 


que temos recebido de nosso Mestre e Senhor Jesus. 


Cuidemos de nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, nos 

renovando a cada dia para nos elevarmos espiritualmente.

sábado, 18 de agosto de 2012

Reflita...



''A verdadeira compaixão não consiste em sofrer pelo outro. Se ajudamos uma pessoa que sofre e nos deixamos invadir por seu sofrimento, é que somos ineficazes e estamos tão somente reforçando nosso ego.Se tiver amor e compaixão por todos os seres sencientes, em especial por seus inimigos, este é o verdadeiro amor e a verdadeira compaixão. O amor e compaixão, nutridos por seus amigos, esposa e filhos, não são verdadeiros em sua essência. São apego, e esse tipo de amor não pode ser infinito.Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saude mental e a felecidade.''

Dalai Lama 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Quem você é!




''Você não é o corpo, nem é o seu corpo, 
nem é o executor das ações - 
ou o ceifeiro de suas conseqüências. 
Você é a consciência eternamente pura, a testemunha, 
não precisa de nada - por isso vive feliz.
Você está incondicionado 
e imutável, sem forma consciência insondável.
Então prenda a nada, mas a consciência. 
Paz está em toda parte para o sábio.
Aquele cuja mente pensante é dissolvida 
atinge o estado indescritível 
e está livre da exibição mental de ilusão, 
sonho e da ignorância. 
Sua natureza é a consciência - 
em que o mundo inteiro brota como as ondas do mar. 
Isso é o que você é, sem dúvida, 
para ser livre de perturbação.''

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Conselho do Dalai Lama


· Dê mais às pessoas, MAIS do que elas esperam, e faça com alegria.

· Decore seu poema favorito.
· Não acredite em tudo que você ouve, gaste tudo o que você tem e durma tanto quanto você queira.
· Quando disser "Eu te amo" olhe as pessoas nos olhos.
· Fique noivo pelo menos seis meses antes de se casar.
· Acredite em amor à primeira vista.
· Nunca ria dos sonhos de outras pessoas.
· Ame profundamente e com paixão.
· Você pode se machucar, mas é a única forma de viver a vida completamente.
· Em desentendimento, brigue de forma justa, não use palavrões.
· Não julgue as pessoas pelo seus parentes.
· Fale devagar mas pense com rapidez.
· Quando alguém perguntar algo que você não quer responder, sorria e pergunte: "Porque você quer saber?".
· Lembre-se que grandes amores e grandes conquistas envolvem riscos.
· Ligue para sua mãe.
· Diga "saúde" quando alguém espirrar.
· Quando você se deu conta que cometeu um erro, tome as atitudes necessárias.
· Quando você perder, não perca a lição.
· Lembre-se dos três Rs: Respeito por si próprio, respeito ao próximo e responsabilidade pelas ações.
· Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade.
· Sorria ao atender o telefone, a pessoa que estiver chamando ouvirá isso em sua voz.
· Case com alguém que você goste de conversar. Ao envelhecerem suas aptidões de conversação serão tão importantes quanto qualquer outra.
· Passe mais tempo sozinho.
· Abra seus braços para as mudanças, mas não abra mão de seus valores.
· Lembre-se de que o silêncio, às vezes, é a melhor resposta.
· Leia mais livros e assista menos TV.
· Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e olhar para trás, você poderá aproveitá-la mais uma vez.
· Confie em Deus, mas tranque o carro.
· Uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo que puder para criar um lar tranquilo e com harmonia.
· Em desentendimento com entes queridos, enfoque a situação atual.
· Não fale do passado.
· Leia o que está nas entrelinhas.
· Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade.
· Seja gentil com o planeta.
· Reze. Há um poder incomensurável nisso.
· Nunca interrompa enquanto estiver sendo elogiado.
· Cuide da sua própria vida.
· Não confie em alguém que não fecha os olhos enquanto beija.
· Uma vez por ano, vá a algum lugar onde nunca esteve antes.
· Se você ganhar muito dinheiro, coloque-o a serviço de ajudar os outros, enquanto você for vivo. Esta é a maior satisfação de riqueza.
· Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor de um pelo outro é maior do que a necessidade de um pelo outro.
· Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir.
· Lembre-se de que seu caráter é seu destino.
· Usufrua o amor e a culinária com abandono total.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reflita...




''O homem ignorante é um boi. 
Ele cresce em tamanho, não em sabedoria. 
O vento não pode derrubar uma montanha. 
A tentação não pode tocar o sábio.
Quem está desperto domina a si mesmo.
Se você estiver cheio de desejo.
tristeza incha.
Como a grama depois da chuva. 
Mas se você dominar o desejo 
Suas tristezas cairão de você 
Como gotas de água de uma flor de lótus.
Seja o testemunho de seus pensamentos. 
A felicidade ou tristeza - 
Tudo acontece de você.
A fragrância da virtude 
Sobe para os céus. 
Viver com alegria, 
Sem desejo.''


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Para refletir...




''Nada se assemelha à alma como a abelha. Esta voa de flor 

para flor, aquela de estrela para estrela. A abelha traz o mel, 

como a alma traz a luz.''

Victor Hugo

domingo, 12 de agosto de 2012

Receita de Pai



Deus pegou na força de uma montanha, na majestade de uma árvore, no calor de um sol de Verão, na calma de um mar tranquilo, na generosidade da natureza, nos confortáveis braços da noite, na sabedoria das heras, no poder do voo da águia, na alegria de uma manhã de Primavera, na fé de uma semente, na paciência da eternidade e no centro da necessidade de uma família.

Depois Deus juntou todos estes ingredientes e quando percebeu que nada mais havia para acrescentar, Ele viu que a Sua obra prima estava completa.
Olhou para essa obra e disse: "A tua missão é sagrada. Vai para a vida , vai ! Só falta eu te dar um nome: eu te batizo de Pai!"

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pense nisto...



"Jamais desista das pessoas que ama
Jamais desista de ser feliz
Lute sempre pelos seus sonhos
Seja profundamente apaixonado pela vida
Pois a vida é um espetáculo imperdível."

Augusto Cury

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Reflita...


Mais sábios que os homens são os pássaros
Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias
Pela manhã, tem todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia.

Augusto Cury

terça-feira, 7 de agosto de 2012

LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ É A FONTE


Alguém insultou você — a raiva irrompe de repente e você fervilha de raiva. A raiva está fluindo na direção da pessoa que o insultou. Agora você projetará toda essa raiva sobre o outro.
Ele não fez nada. Se insultou você, o que ele fez de fato? Só lhe deu uma alfinetada, ajudou a sua raiva a aflorar — mas a raiva é sua.
O outro não é a fonte; a fonte está sempre dentro de você. O outro está atingindo a fonte, mas, se não houvesse raiva dentro de você, ela não poderia aflorar. Se você bater num buda, só provocará compaixão, porque só existe compaixão dentro dele. A raiva não vai aflorar porque não existe raiva.
Se você jogar um balde num poço vazio, ele voltará vazio. Se jogar um balde num poço cheio de água, ele sairá de lá cheio de água, mas a água será do poço. O balde só a ajudou a vir para fora.
Portanto, a pessoa que o insultou só está jogando um balde em você, e ele sairá de lá cheio de raiva, do ódio ou do fogo que existe em você. Você é a fonte, lembre-se.
Para praticar esta técnica, lembre-se de que você é a fonte de tudo o que projeta sobre os outros. E sempre que sentir uma disposição a favor ou contra, no mesmo instante volte-se para si e busque a fonte de onde o ódio está partindo.
Fique centrado ali; não dê atenção ao objeto. Alguém lhe deu a chance de tomar consciência da sua própria raiva; agradeça-o imediatamente e esqueça-o. Feche os olhos, volte-se para dentro e agora olhe a fonte de onde esse amor ou essa raiva está vindo.
De onde ela vem? Vá para dentro de si mesmo, volte-se para dentro. Você descobrirá ali a fonte, pois a raiva está vindo dali.
O ódio, o amor, ou seja o que for, tudo vem da sua fonte. E é fácil encontrar a fonte quando você está com raiva, ou sentindo amor, ou cheio de ódio, porque nesse momento você está quente. É fácil voltar-se para dentro nessa hora.
A fiação está quente e você pode senti-la dentro de você e se guiar pelo calor. E, quando atingir um ponto frio interior, descobrirá de repente uma outra dimensão, um mundo diferente abrindo-se para você. Use a raiva, use o ódio, use o amor para mergulhar em si mesmo.
Um dos maiores mestres zen, Lin Chi, costumava dizer: "Quando eu era jovem, adorava andar de barco. Eu tinha um barquinho e remava sozinho num lago. Eu ficava ali durante horas. Uma vez, eu estava no meu barco, de olhos fechados, meditando, numa noite esplêndida. Então um outro barco veio flutuando, trazido pela corrente, e bateu no meu. Meus olhos estavam fechados, então eu pensei. 'Alguém bateu o barco no meu'. Enchi-me de raiva. Abri os olhos e estava a ponto de vociferar algo para o homem, quando percebi que o barco estava vazio! Então não havia onde descarregar a minha raiva. Em quem eu iria extravasá-la? O barco estava vazio, à deriva no lago e tinha colidido com o meu. Então não havia nada a fazer. Não havia possibilidade de projetar a raiva num barco vazio."
Então Lin Chi continuou: "Eu fechei os olhos. A raiva estava ali. Mas não sabia como extravasar. Eu fechei os olhos simplesmente e flutuei de volta com a raiva. E esse barco vazio tornou-se a minha descoberta. Eu atingi um ponto dentro de mim naquela noite silenciosa. Esse barco vazio foi meu mestre. E, se agora alguém vem me insultar, eu rio e digo: 'Esse barco também está vazio'. Fecho os olhos e mergulho dentro de mim".


Osho