“O pensamento escolhe. A Ação realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

(Emmanuel)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O destino vem de dentro

POR MANOHARA





É possível fazer o destino. Para atingir este estágio é preciso usar a razão e a emoção de forma equilibrada. Quem precisa de bengalas, da admiração dos outros, ou algo que massageie o ego, não consegue fazer o destino. Poucos são capazes de ser donos de suas vidas, procuram nos outros a segurança. Entregam o seu viver nas mãos dos que têm poder. Não acreditam em si, falta auto-estima, porque vivem no futuro ou no passado, raro é o que decide existir no aqui e agora. Quem tem medo da vida não decide, espera que os outros digam o que é melhor, se torna escravo da vontade alheia. Preferem um tutor para dar “segurança” e gerenciar suas emoções e o que deve fazer. Esquecem que dentro de todos nós existe uma força que está latente esperando que a gente a desperte. A energia que fabrica o destino. Om Namah Shivaya.


O ser humano é o único animal que depende dos genitores por um período muito longo. Muitos se entregam a vontade deles como uma forma de se sentirem seguros; não conseguem dar um passo que não seja aprovado. Vivem sempre preocupados com que os outros acham, por isso, não são donos do destino. Não se trata aqui de ser auto-suficiente economicamente, isso depende de fatores externos, é da independência interna que gera a vontade de dirigir a vida. Iniciar o projeto de liberdade.

Podemos ser livre se abdicamos do poder, mas é preciso dar graças pelos poderes naturais que nos foram doados. Somos capazes de observar, admirar, sentir, e decidir. Quem decide está evoluindo. Não importa se a decisão é correta ou a melhor. O importante é saber que cada um é responsável pela sua própria sorte.

Essa decisão pode ter sido tomada nesta ou em outra existência. Quem consegue vencer a si mesmo é dono de uma força incomum. Força que ensina a pedir desculpas, reconhecer os erros, ser humilde sem ser bobo. Quem vence a si mesmo sabe que o destino é construindo pelo coração, vem de dentro e não de fora como muitos imaginam.

Os que pensam que os outros podem lhes fazer mal são porque não conhecem o espiral da existência. Ser forte é ter a certeza que nada é para sempre. Para falar com Deus é preciso perder o amor próprio, o egoísmo, as mascaras e couraças. Dar amor é um aprendizado para você ser dono de sua vida. Quem ama sem querer receber conseguiu a direção de sua vida. Seja o guia do seu destino. Siga em frente sempre que o seu coração der sinal verde. Pare ou retroceda em tudo aquilo que não sentir a energia que vem de dentro. Nada de “amar” por conveniência.

O Ser vive dentro de nós; só descobrimos isso quando aprendemos a nos conhecer, a saber quem somos nós. Normalmente pensamos que nos conhecemos, mas quem pode afirmar isso com segurança? Sabemos que o que está dentro está fora, o que falta é a materialização desse conhecimento. Somos filhos da luz e podemos nos tornar energia pura.

O destino está em nossas mãos. Vamos viver muitas vidas até entender que somos fragmentos da energia divina. Um holograma da Luz. Ter também a percepção dos momentos de fragilidade, de que pouco ou nada se sabe, é uma virtude. Não se deve, entretanto, se esconder por detrás das incertezas. É preciso decidir com o coração e saber que a razão é apenas um instrumento. Saber que o permanente na vida é a mutação e, o que importa é agir com a cabeça limpa.

Confúcio diz: Infeliz daquele que perdeu sua inocência, as energias do Cosmo não o acompanhará. Sair em busca do desconhecido acreditando na própria inspiração é um exercício para se alcançar a verdadeira vitória. Não ter medo do futuro e nem ficar recordando saudosamente o passado é uma atitude do argonauta. “Navega teu barco com alegria, navega de noite, navega de dia”.

Escolhe as correntes da vida, mas não te apegue a nenhuma delas. Se uma estrada não te proporciona alegria, sai dela. É melhor ficar sem rumo do que ter o coração dolorido pelo caminho. Não tenha medo da saudade, ela é melhor do que caminhar vazio. Mude a cada momento que sentir que a energia da alegria está indo embora. “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Só inova quem perdeu o medo. Atingir um grau maior da evolução requer disciplina. Um, dois, um dois...

A disciplina de repetir teu seva, de orar, meditar e está aberto para receber as energias que vem do Todo. Ter alucinação no sentido do deslumbramento com a energia da alegria, do bem estar e, da felicidade. “Com alegria em teu coração, a beleza aparecerá em teu rosto”.

Saber dos resultados que se desejam atingir ou calcular as coisas antes delas acontecerem é premeditação. Essa virtude se ampara na razão e na capacidade de seguir o caminho com o coração. É a intuição que dispara quando se tem o domínio e o conhecimento. Quem entra em si mesmo, é capaz de premeditar os resultados. “Põe o teu coração em todas tuas palavras, mas não põe as tuas palavras em teu coração”.

Quem tem medo da solidão não é capaz de fazer o destino. Ficar só é uma necessidade de recolhimento interior. Recompor suas energias. Na verdade nunca estamos sós, a força divina está com cada um. A gente não percebe porque estamos sempre voltados para o mundo. Meditação é o instrumento de conversar com a Luz. O diálogo do silêncio.

Está realmente só, deixar os pensamentos, esquecer o ego é a forma de encontrar as respostas que estão dentro. O eremita é um solitário dentro da multidão. A Luz guia o destino.

Cooperação é para aqueles que sabem dar. Quem ajuda com o objetivo de adquirir crédito está apenas fazendo um negócio. Cooperar significa o prazer de doar. Quem doa recebe. Aquilo que não se dá se perde.

Uma coisa é o que sabemos através da ciência, da leitura, da experiência. Tudo isso tem a limitação da existência, do tempo, do espaço e do cotidiano. O conhecimento adquirido pela fé é o que faz aflorar a sabedoria. A fé não admite certeza, retrata a eterna mutação. Os artistas estão mais próximos da fé porque ela se embasa nos sentimentos. Você não vê, não pega, você sabe pelos sentidos e fora deles. O coração é o maior instrumento da fé. Tenha fé nas suas incertezas. Buscar a Luz dentro da escuridão é um ato de fé. Mergulhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário