“O pensamento escolhe. A Ação realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

(Emmanuel)

sábado, 11 de maio de 2013

As três revelações: Moisés, Cristo, o Espiritismo



As três revelações: Moisés, Cristo, o Espiritismo

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

No primeiro capítulo de “ O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Allan Kardec transcreve de Mateus, cap. V, Vers. 17 e 18, onde Jesus afirmou: “ Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruí-los, mas para dar-lhes cumprimento. Porque em verdade vos digo que o Céu e a Terra não passarão, até que não se cumpra quanto está na lei, até o último jota e o último ponto”.
Allan Kardec esclarece que há duas partes na lei de Moisés: A lei de Deus, promulgada sobre o Monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, estabelecida por Moisés. A lei de Deus foi recebida através dos Espíritos superiores e vale para sempre, porque são leis perfeitas, imutáveis. As leis de Moisés foram feitas para época, destinadas a disciplinar um povo turbulento, atrasado , no qual tinha de combater abusos arraigados e preconceitos adquiridos durante a servidão no Egito. Para dar autoridade às suas leis, Moisés lhes atribuía uma origem divina, como o fizeram outros legisladores de povos primitivos.

JESUS

Jesus não veio destruir a lei de Deus. Veio cumpri-la, desenvolvê-la, dar-lhe o seu verdadeiro sentido e apropriá-la ao grau de adiantamento dos homens. Quanto às leis de Moisés propriamente ditas, ele as modificou profundamente, no fundo e na forma. Combateu constantemente o abuso das práticas exteriores e as falsas interpretações, e não podia fazê-las passar por uma reforma mais radical do que reduzindo-as a estas palavras. “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”. E acrescentou: “Esta é toda a lei e os profetas”.
“ O Céu e a Terra não passarão, enquanto não se cumprir até o último jota”, significa que a lei de Deus tem de ser cumprida, praticada sobre a Terra , em toda a sua pureza, com todos os seus desenvolvimentos e conseqüências. Todos deverão conhecê-la e observá-la para alcançar a evolução a que estão destinados.
Jesus veio ensinar aos homens que a verdadeira vida não está na Terra, mas no Reino dos Céus, ou seja, a vida verdadeira é a vida espiritual e não material; veio ensinar-lhes o caminho que conduz à perfeição, e os advertir sobre a marcha das coisas futuras, para o cumprimento dos destinos humanos.
Todavia, Jesus não disse tudo, e sobre muitos pontos limitou-se a lançar o germe da verdade que ele mesmo declarou não poderem ser totalmente compreendida.

O ESPIRITISMO

Afirma Allan Kardec: O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material. Ele nos mostra esse mundo, não mais como sobrenatural, mas como uma das forças vivas e incessantemente atuantes da natureza, com a fonte de uma infinidade de fenômenos até então incompreendidos, e por essa razão rejeitados para o domínio do fantástico e do maravilhoso.
O Espiritismo nada ensina contrário ao ensinamento do Cristo, mas o desenvolve, completa e explica, em termos claros para todos o que foi dito sob forma alegórica. Ele é, portanto, obra do Cristo que o preside, assim como preside ao que igualmente anunciou: regeneração que opera e que prepara o Reino de Deus sobre a Terra.
Vemos, assim, que a revelação divina é gradual, vai ocorrendo à medida que os homens reúnem condições para receber e aplicar os ensinamentos. É lenta, porque lento é o progresso dos homens, mas assim que assimilarmos os conhecimentos já recebidos e os aplicarmos, novas luzes nos são proporcionadas para o nosso constante evoluir. Como os seres humanos são, ainda, pouco evoluídos, oferecem sérias resistências ao recebimento da revelação divina. Todos os missionários ( e o exemplo maior o temos em Jesus ) foram incompreendidos, mal recebidos e perseguidos pelos homens de seu tempo. Só bastante tempo depois a humanidade vai compreendendo os conteúdos trazidos por esses Espíritos evoluídos e, lentamente, começa a exercitar-se em sua prática.
__________________________________
Conteúdo baseado na Doutrina espírita, respeitando a todas as filosofias e crenças.

GRUPO DE ESTUDOS AMIGOS DE CHICO XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário