“O pensamento escolhe. A Ação realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

(Emmanuel)

domingo, 29 de agosto de 2010

ESPERAR...

Plantar, colher e saber esperar
Sim. Há um tempo de plantar e um outro de colher.
E não vale só para a semente que o agricultor deposita na terra e que fica lá à mercê do tempo e das intempéries até que dê os seus frutos.
Esta é uma questão universal e simples: plantar, esperar e colher. E está em tudo o que fazemos, nos sentimentos, nas ações e nos pensamentos.
Tão certo e imutável quanto à lei da gravidade. A maçã que escorrega da mão cai no chão. Não flutua, não sobe e nem vai para a direita ou à esquerda, mas há uma trajetória certa.

Tudo é plantar e colher, e assim o médico usa os seus conhecimentos e depois tão somente e simplesmente, sem mais nada por fazer, espera e aguarda que tudo funcione. O paciente na mesma expectativa aguarda colher os frutos do tratamento.
Há necessidade de trabalho, mas também de fé. Porque sem acreditar nada se fazia. Sem acreditar não se esperaria. No entanto, não vale só ter fé e ficar de braços cruzados esperando quando há o que se fazer.
Tudo é plantar e colher, e assim o pai cria o filho com todos os cuidados e lhe educa na expectativa de colher os frutos de vê-lo crescido, realizado e feliz.
Tudo é plantar e colher e assim o artista faz a sua obra, na expectativa de, além de si, satisfazer também quem a apreciará.
E porque tudo é plantar e colher, a pessoa que ajoelha e reza, eleva a sua prece para o céu e após ter feito o que podia, tão somente e simplesmente aguarda pacientemente a resposta e providência de seu pai e criador.
Plantar esperar e colher está nos jovens que começam um namoro, no casal que marca casamento, na mulher que espera o seu filho nascer, no empresário que começa um empreendimento e no jovem que estuda e se prepara para o mercado de trabalho.
Porque sempre é necessário plantar, mas também saber aguardar o tempo da colheita.
E enquanto espera quem tem sabedoria, trata de cuidar do que plantou e de cultivar e manter a sua fé e esperança.
Porque sabe que quem espera sempre alcança, mas quem desespera se perdeu.
_____________________
Copyright © J A Motyczka
All rights reserved

2 comentários:

  1. O colorido das gravuras e a escolha de mensagens neste espaço iluminam minha alma, seduzem meu coração, efervescem minha mente, aquecem minha busca de aprendizado, edificam minha certeza e fé a caminho da sabedoria divina - perpétua herança, semeadura de paz e eternidade. Disciplina, vigilância e organização soam e crescem como a marcha firme, coletiva e solidária em prol de consciência e determinação para continuação e respeito à vida.
    Parabéns pela seleção.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga,
    minha alma se enche de felicidade ao saber que as mensagens contidas neste espaço, tão meu quanto teu e de todos os meus amigos, fazem florescer em ti sentimentos e sensações tão elevadas... Meu desejo é que estas mensagens alcancem tantas pessoas quanto possível, que possa chegar na hora certa, naquele exato momento em que todos nós necessitamos de uma palavra que direcione nosso caminho!

    ResponderExcluir