“O pensamento escolhe. A Ação realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

(Emmanuel)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ROTEIRO PARA ORAÇÃO COLETIVA



1- Oração inicial (Prece simples e sincera à Jesus):
Senhor, estamos todos reunidos em Teu nome, abençoe-nos para que possamos nos fortalecer e aprender os Vossos ensinamentos nos tornando melhores a cada dia.
Pedimos, Mestre querido, a Vossa permissão para iniciarmos a oração coletiva de hoje. Que assim seja.

2- Leitura do Evangelho:

SEDE PERFEITOS ( Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XVII)

CARACTERES DA PERFEIÇÃO
1. Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. – Porque, se somente amardes os que vos amam, que recompensa tereis disso? Não fazem assim também os publicanos? – Se unicamente saudardes os vossos irmãos, que fazeis com isso mais do que outros? Não fazem o mesmo os pagãos? – Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial. (Mateus, 5:44, 46 a 48.)

2. Pois que Deus possui a perfeição infinita em todas as coisas, esta proposição: “Sede perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial”, tomada ao pé da letra, pressuporia a possibilidade de atingir-se a perfeição absoluta. Se à criatura fosse dado ser tão perfeita quanto o Criador, tornar-se-ia ela igual a este, o que é inadmissível. Mas, os homens a quem Jesus falava não compreenderiam essa nuança, pelo que ele se limitou a lhes apresentar um modelo e a dizer-lhes que se esforçassem pelo alcançar.

Aquelas palavras, portanto, devem entender-se no sentido da perfeição relativa, a de que a Humanidade é suscetível e que mais a aproxima da Divindade. Em que consiste essa perfeição? Jesus o diz: “Em amarmos os nossos inimigos, em fazermos o bem aos que nos odeiam, em orarmos pelos que nos perseguem.” Mostra ele desse modo que a essência da perfeição é a caridade na sua mais ampla acepção, porque implica a prática de todas as outras virtudes.

Com efeito, se observarmos os resultados de todos os vícios e, mesmo, dos simples defeitos, reconhecer-se-á nenhum haver que não altere mais ou menos o sentimento da caridade, porque todos têm seu princípio no egoísmo e no orgulho, que lhes são a negação; e isso porque tudo o que excita exageradamente o sentimento da personalidade destrói, ou, pelo menos, enfraquece os elementos da verdadeira caridade, que são: a benevolência, a indulgência, a abnegação e o devotamento. Não podendo o amor do próximo, levado até ao amor dos inimigos, aliar-se a nenhum defeito contrário à caridade, aquele amor é sempre, portanto, indício de maior ou menor superioridade moral, donde decorre que o grau da perfeição está na razão direta da sua extensão. Foi por isso que Jesus, depois de haver dado a seus discípulos as regras da caridade, no que tem de mais sublime, lhes disse: “Sede perfeitos, como perfeito é vosso Pai celestial.”

3- Vibração:
Mentalizemos Jesus jorrando muita luz e paz sobre o nosso planeta.
Visualizemos essa luz entrando em todos os lares e em nosso lar também, limpando e protegendo. 
Vibremos amor por todos os necessitados e sofredores, inclusive nosso irmãos desencarnados em sofrimento, que recebam a paz dessa oração. 

4- Oração Final:
Agradecemos Mestre Jesus todo o amparo e proteção recebidos, seja sempre nosso guia Senhor, hoje e sempre.

Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome, 
venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 
e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. 
Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário