“O pensamento escolhe. A Ação realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

(Emmanuel)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O quanto nossas emoções afetam nossa saúde

A dor de garganta aparece quando não é possível comunicar as aflições e frustrações . Não engula desaforos , mágoas , reclamações . Saiba ter voz , seja uma pessoa assertiva , não precisa brigar ! Aprenda a se comunicar e expressar seus pensamentos de maneira clara e objetiva , sem perder a paciência . Se você viver guardando seus sentimentos e pensamentos , uma hora , uma das duas coisas ocorre : pode ocorrer um problema sério na região da boca e garganta ( saúde ) ou você estoura e diz de uma vez só , tudo o que pensa , com raiva e ressentimentos e acaba magoando todos ao redor . Procure não acumular fatos . Assim que ocorrer algo que te desagrade , você pode chamar a pessoa que o magoou e dizer : eu admiro esta característica sua . Comece sempre com algo positivo daquela pessoa . E quando for " reclamar " de um fato , de uma atitude , não da pessoa . Diga : Não gostei quando você fez isso , pois me senti assim . . . Um bom líder sabe se comunicar . Elogia pessoas em público e crítica fatos em particular .
 
O resfriado ocorre quando o corpo não chora . Chorar alivia , então chore sempre que sentir vontade . No passado , a pior crença repassada por nossos antepassados era : homem de verdade não chora . Então muitos homens guardaram tão profundamente suas dores e sofrimentos que acabaram cedo com sua saúde e morreram antes do tempo . Precisamos tirar um momento para rir , chorar , brincar , viajar , fazer exercícios físicos , dançar , curtir a vida .
Equilíbrio ! E lembre-se : chorar de vez em quando , é natural , faz bem e só mostra que você tem sensibilidade e não tem medo de mostrar suas emoções .

O estômago arde quando as raivas não conseguem sair, quando algo acontece e você não aceita , não consegue digerir o fato . Ache uma válvula de escape , grite , dê soco no travesseiro , escreva tudo num papel e queime , pratique um esporte , lute boxe , ache uma maneira de extravasar as emoções , faça terapia . E se possível , elimine as pessoas " nocivas " na sua vida .
 
O diabetes invade quando a solidão dói . Mas estar sozinho é sempre uma escolha , então se abra para o mundo . Não espere receber amor primeiro , aprenda a dar e receberá de volta . Se todos pararem e esperarem o outro dar o primeiro passo , não haverá mais amor no mundo .
 
O corpo engorda quando a insatisfação com o mundo aperta . Aprenda a aceitar as coisas como elas são . Não seja exigente demais com você , nem com o mundo . Relaxe ! Deixe a ansiedade desaparecer . . . O mundo é perfeito exatamente como é . E se sua frustração refere-se a resultados obtidos , saiba que você pode estar bem mais próximo dos seus sonhos do que imagina .
Tenha paciência , nada é impossível e o amanhã pode ser bem melhor , dê mais uma chance para você e seus sonhos . Antes de comer algo , pergunte-se : estou com fome de que ? Se não for uma fome física e sim algo emocional/espiritual , não tente resolver com a comida . Coma o que desejar , mas apenas quando estiver com fome e esteja presente quando mastigar - foque no agora . Ao invés de engolir desesperadamente na frente da TV , sem sentir o gosto da comida , saboreie cada mordida , sinta o sabor , cheire , feche os olhos , sinta a textura dos alimentos na sua boca e tenha gratidão a ele . Se você conseguir fazer isso , seu metabolismo funcionará perfeitamente e tudo que não for necessário , seu corpo expelirá .

A dor de cabeça
aparece quando as duvidas aumentam e aparecem as críticas . Surge um desconforto como se você estivesse vivendo um problema sem saída . Relaxe , ore , medite , converse com alguém , peça ajuda ! Confie mais em você e na vida . Acalme-se , tenha mais fé , creia mais em você e em Deus . Como dizem os orientais : se um problema tem saída , resolva ! E se não tem , por que se preocupar tanto ? Neste caso , aceite-o! 

Problemas na coluna
indicam que você tem a sensação de que há pessoas ao seu redor que dependem de você . É como se você não quisesse , mas sente que tem que carregar o mundo nas costas , pois acha que os outros são incapazes de resolver seus problemas sem a ajuda . Isso não é verdade !
Todo mundo tem a capacidade para resolver as coisas . É você quem acha isso , então liberte-se desta crença . Acredite mais nos outros . Cada um tem o direito de viver a vida como deseja , não queira impor seu modo de viver a outros . Aceite as diferenças , afinal você também quer ser aceito exatamente como é , não é mesmo ?

O coração
pára quando o sentido da vida parece terminar . Mantenha seu coração sadio , procure pontos negativos em fatos passados e atuais . Dê mais sentido aos fatos . Você já reparou que tudo tem seu lado positivo ? Basta saber procurar . . . E sempre tenha planos ousados e divertidos para o futuro , isso o manterá vivo e " motivado " , com o coração leve e saudável . 

A alergia
aparece quando o perfeccionismo fica intolerável . Ninguém consegue manifestar perfeição , pois é impossível até mesmo defini-la . Quem poderia citar o que seria mundialmente considerado perfeito ? Aceite-se e aceite o mundo exatamente como ele é . Pare de querer controlar tudo . São as diferenças e as pequenas imperfeições que fazem do mundo um lugar tão maravilhoso . . . Isso vale para seu corpo também . Aceite-se exatamente como é , seu corpo é o templo da sua alma . Se existir algo que queira mudar em seu corpo , faça ; mas não deixe que sua felicidade e amor próprio dependam disso . Se você está num relacionamento e seu parceiro ( a ) não está satisfeito com seu corpo , mude de parceiro . Afinal , você é muito mais maravilhoso e especial do que seu corpo físico . Você é a auto-manifestação de Deus na terra . E pode ter certeza ; existem muitas pessoas que gostariam de estar com você ! Para você ser completamente amado e aceito por alguém , comece se aceitando e se amando e isso ocorrerá naturalmente. 

As unhas
quebram , os cabelos e a pele perdem a força e o brilho quando as defesas ficam ameaçadas . E isso acontece quando você está se sentindo deprimido , sem vontade de seguir além . . . Se estiver com depressão , procure os amigos , familiares e/ou ajuda médica . Deseje melhorar , leia bons livros , assista a programas divertidos , instrutivos e/ou inspiradores , tenha um tempo só pra você , faça coisas de que gosta , ria em frente ao espelho , divirta-se !
Insira mais diversão na sua vida , isso só depende de você !

O peito aperta
quando o orgulho escraviza . Você não é vítima do mundo .
Ninguém é , a menos que se coloque nesta posição . Para todo ditador , existe um ou vários submissos . Não tenha pena de você , pelo contrário , orgulhe-se de ser a pessoa que é . Encontre características positivas suas . Se estiver difícil , pergunte a amigos e familiares , pode ter certeza de que você ficará muito feliz com o feedback deles . E escreva num caderno para se lembrar e comece a fazer as suas anotações positivas sobre você , as pessoas e fatos ao redor .

A pessoa enfarta
quando sente a ingratidão e estresse . Procure não exigir tanto das pessoas . Quando fizer algo pequeno , médio ou grande por alguém , não espere algo em troca . A pessoa pode não retribuir da maneira que você deseja e você envenena seu coração com raiva e sentimento de frustração e ingratidão . Na maioria das vezes a pessoa nem imaginava o quanto isso era importante pra você , é a sua visão que coloca este peso . Não deixe que suas exigências de como os outros devem se comportar atrapalhe a sua saúde e felicidade . Você pode ter feito coisas que magoaram muitas pessoas e você nem imagina. Perdoe SEMPRE! E perdoe-se!

A pressão
sobe quando o medo aprisiona . Mas medo de que ? Muitas vezes o medo é irracional . A menos que você esteja , realmente numa situação perigosa ( perdido em alto mar , sem socorro à vista , seu avião caiu no meio da Amazônia e você está perdido , sozinho e machucado , etc . . . ) a menos que a adrenalina gerada seja algo que pode te ajudar a reagir corretamente numa situação de emergência , acalme-se ! Faça a pergunta : E se este fato que eu receio realmente venha a ocorrer , qual é a pior coisa que poderia me acontecer ? Faça as pazes com todas as possibilidades . Se você não tem controle sobre algum fato , solte-o ! Entregue a Deus , ore , medite , relaxe . . . E entregue ao universo .
Cuidado com os 15 minutos antes de dormir , não tenha medo do amanhã , confie de que tudo ocorrerá da melhor maneira , entregue o problema a Deus e durma bem . Muitas vezes ao acordar , o problema terá diminuído ou até desaparecido , pois muitos dos nossos medos são irreais . 

As neuroses
paralisam quando a " criança interna " tiraniza . Quando você repetidamente não consegue realizar sonhos e projetos importantes , acaba se frustrando , sente que não tem controle ou que o mundo está contra você .
Neste momento , tudo parece ser um empecilho , você vê um mundo perigoso e injusto e se sente como uma criança sozinha e desamparada , despreparada para lidar com as situações . Mas você não é mais uma criança , é um adulto e tem força e capacidade para resolver e realizar qualquer coisa que deseja , procure ajuda , mude e seja feliz ! Muitas pessoas procuram remédios físicos quando na verdade precisam mudar suas atitudes , pensamentos e sentimentos .

A febre
esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade . Se sua temperatura subiu , você está se sentindo sem forças para lidar com as situações . Não se compare com outras pessoas , não pense que só você tem problemas ou que existem pessoas sortudas e pra você , nada dá certo . Isso não é verdade ! Todos temos problemas , o que muda é como os encaramos e resolvemos . Você é capaz de resolver qualquer situação . Dê uma chance para você e seus sonhos grandiosos . . . Não seja tão exigente , deixe que tudo ocorrerá no tempo de Deus . Equilibre seu organismo , equilibrando suas emoções .

O câncer
se instala quando a pessoa guardou mágoas e rancores por toda uma vida . É como se aqueles sentimentos estivessem comendo a pessoa de dentro pra fora . É por isso que não adianta curar apenas com remédios , é preciso aprender a perdoar as pessoas , principalmente a si mesmo e seguir em frente , vivendo no presente , com planos concretos para o futuro . Perdoar é um processo , pode levar tempo , mas nada é tão belo e transformador do que o perdão , ele liberta a alma , a pessoa se renova e se cura .


Para todos os casos acima , 15-20 minutos de oração/meditação ou uma respiração profunda e lenta ao acordar podem fazer " milagres " . . .

Experimente começar o dia em paz e harmonia , seu corpo agradece e você verá o resultado na sua vida em geral .

Tente é de graça!  E pode salvar a sua vida ! 


Fonte: http://gdesantis-poemas.blogspot.com/2011/09/doencas-seu-corpo-envia-sinais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário