“O pensamento escolhe. A Ação realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

(Emmanuel)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

SANTO ANTÔNIO



Hoje, dia 13 de Junho, celebramos Santo Antônio. Quem foi Santo Antônio? Por que a nossa devoção a ele? Por que a Igreja nos ensina a devoção aos Santos? E como a Igreja nos ensina essa devoção?
A Igreja ensina-nos a devoção aos Santos de duas maneiras. Ensina-nos a olhar para os Santos como intercessores nossos, pessoas que pedem a Deus por nós, que rezam por nós.
Mas também nos ensina a olhar para os Santos como modelos. Modelos de virtudes, de fé, de amor a Deus.
Os Santos são pessoas que em suas vidas esforçaram-se de fazer a vontade de Deus. Esforçaram-se em seguir Jesus Cristo, em viver o Evangelho. Souberam de fato amar a Deus…
Santo Antõnio é um santo muito conhecido e amado pelo povo.
Viveu no finalzinho do século XII e início do século XIII.
Foi padre agostiniano e em seguida entrou para os franciscanos. Queria ser missionário entre os mouros. Queria morrer mártir entre eles.
Numa viagem em que pretendia juntar-se a essa missão, ficou doente e teve que voltar para a sua terra. Foi para a Itália, onde se tornou formador, dando aulas.
Destacou-se como grande pregador e conhecedor das Sagradas Escrituras. Pregou contra a corrrupção dos costumes e as doutrinas heréticas da época.
Dentre as virtudes de Santo Antônio, podem-se destacar a sua devoção a Maria Santíssima. Nossa Senhora era muito importante para Santo Antônio. Tinha também um grande amor à Eucaristia, que colocava como o centro de sua vida. Destacou-se também por um grande espírito de caridade e um amor muito grande à Palavra de Deus.
Seu programa de vida pode-se resumir nessas três palavras: santificar, converter e transformar.
Buscava Antônio santificar-se e santificar os outros, converter o seu coração e converter o coração dos outros, transformar a sua vida e transformar a vida dos outros.
Tal era a sua fama de virtudes e santidade que cerca de dez meses depois da sua morte, foi elevado às honras dos altares.
Que, olhando para  Santo Antonio, para o seu estilo de vida virtuosa, também nós busquemos trilhar na nossa vida um caminho de santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário