“O pensamento escolhe. A Ação realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

(Emmanuel)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Evangelho no Lar

Damos abaixo um pequeno roteiro para quem deseja implantar o “Evangelho no Lar” 



Finalidade
1. Estudo do Evangelho;
2. Higienização do ambiente espiritual, eliminando ou reduzindo as energias negativas decorrentes das nossas imperfeições;
3. Harmonização do relacionamento das pessoas criando um clima de tolerância e compreensão.

Roteiro 

1. Dia/hora: As reuniões normalmente são semanais. Escolher dia da semana e hora em que seja possível a presença do maior número possível dos membros da família.
IMPORTANTE: Observar rigorosamente o dia escolhido e o horário de início, para facilitar a Assistência Espiritual.
2. Preparação do ambiente: Escolherem uma pessoa da família que, com voz suave e serena, vá coordenando (enquanto as demais vão acompanhando em pensamento e sentimento) as ligações com a Espiritualidade, na seguinte ordem:
- a presença do nosso mentor individual (“anjo da guarda”);
- a presença dos amigos espirituais responsáveis pela segurança e pela limpeza fluídica de todas as dependências do lar;
- a ligação em pensamento (e sentimento) com o Divino Mestre Jesus;
- a ligação cm pensamento (c sentimento) com o Pai Criador, ocasião em que é proferida a Prece “O Pai Nosso”.
3. Leitura do Evangelho: Escolherem outra pessoa (ou a mesma pessoa que dirigiu a Preparação) para fazer a leitura de um trecho do “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de preferência sequente (a cada semana continuar onde parou). Se sentirem vontade, podem ler também algum trecho fora da sequência.
4. Comentários: Fazerem comentários sobre o trecho lido, buscando sempre a essência dos ensinamentos de Jesus, para a sua aplicação na vida diária. Os comentários devem estar ao alcance de todos os presentes. A participação de todos, com comentários, é muito importante.
5. Vibrações: Vibrações são pensamentos acompanhados de sentimentos de: amor, serenidade, esperança, paz. Escolherem uma pessoa para coordenar as vibrações (os demais acompanham procurando exteriorizar estes sentimentos; desta forma estamos doando energias preciosíssimas que a Espiritualidade vai recolhendo para favorecimento das pessoas. Organizações ou Entidades Beneficentes necessitadas).
5.1. Vibrarem para:
- O Bem Universal;
- A paz no Planeta Terra
- O Lar onde está sendo realizada a reunião, extensivo aos familiares, vizinhos, e amigos;
- Hospitais, presídios, menores abandonados, etc.;
- Pessoas que saibamos estar necessitando de vibrações em decorrência de problemas físicos (doenças, acidentes) ou espirituais; informar, se possível, alem do nome, a idade e o endereço, para facilitar a atuação da Espiritualidade;
- outros itens, conforme a necessidade.
6. Encarramento: Escolherem alguém (pode ser quem fez a Preparação do ambiente) para fazer o encerramento, agradecendo à Espiritualidade, a Jesus e a Deus, pela oportunidade. 

Recomendações 

l. Embora a atuação da Espiritualidade esteja sempre disponível, deve-se ficar atento para a reunião não se transformar em trabalho mediúnico (especialmente se houver alguém com sensibilidade mediúnica). Uma correta preparação e uma firmeza de propósito dos participantes oferecem absolutas garantias para que isto não ocorra. Também não se deve aplicar passes nessas reuniões. Desenvolvimento mediúnico e aplicação de passes só devem acontecer em Casa Espírita idónea.
2. Evitar comentários depreciativos a religiões ou pessoas, assim como conversação menos edificante.
3. Não suspender a prática do Evangelho no Lar devido a visitas, passeios adiáveis ou momentos pouco importantes. Se houver algum visitante, o mesmo pode ser convidado a participar.
4. As crianças só devem participar quando tiverem idade ou mentalidade suficiente para acompanhar os trabalhos, sem inquietação ou fadiga, podendo até participar ativamente.
S. Na impossibilidade de contar com mais de uma pessoa, a reunião pode ser feita somente com uma.
6. A duração da reunião deverá ser entre 20 e 30 minutos. 

Este é apenas um roteiro, portanto não precisa ser sempre seguido rigidamente.
Em breve teremos um artigo sobre a importância do “Evangelho no Lar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário