“O pensamento escolhe. A Ação realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

(Emmanuel)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Os Três Pilares Que Fundamentam Os Erros (Nico Brodnitz)




1° Aspecto: Espacial (onde) 

"Aquilo que se faz aqui, óbviamente deve ser feito em outro lugar" 

Exemplo: 

Se no Brasil achamos nojento comer cachorros, na China também deveria ser assim. 
Se os homens brasileiros, normais e decentes, não se beijam, como é que os russos e turcos se atrevem a fazer isto? 


2° Aspecto: Temporal (quando) 

"Como é feito hoje, assim foi feito sempre" 

Exemplo: 

Se hoje julgamos as qualidades e coisas de forma materialista e intelectualista, estes critérios valem para todas as épocas.
Se nós hoje não conseguimos discernir as energias sutis da natureza, naturalmente os povos da antiguidade tão pouco conseguiram. 

3° Aspecto: O Egocêntrico (como) 

"Como eu ajo ou penso sobre as coisas, os outros certamente o farão." 

Exemplo: 

Se eu acho que o número 13 dá azar, meu vizinho sem dúvida também o achará. 
Se eu gosto de comer pouco, os convidados também terão esta qualidade. 
Se minha última namorada gostava de rosas róseas, a atual também gostará. 


O domínio de si mesmo e a tolerância para com os outros evitam que caiamos nas armadilhas destes três pilares. 
O ser humano é a medida de tudo, certo?!  Eu, como a maior referência para mim mesmo, sou o umbigo do meu mundo. Só não podemos esquecer que neste mesmo sentido o outro também é umbigo do seu mundo. 
As realidades sociológicas, espirituais e até físicas, não são as mesmas em todo mundo e nem foram sempre iguais. A superação dos mencionados três erros fundamentais, significa construir a base do pensamento certo. 
É por isso que a observação fenomenológica e exata é indispensável, seja para compreendermos pessoas, objetos, acontecimentos, povos, culturas, religiões, etc.


Aprendamos: 

1. Aqui, onde nós estamos, temos nossos conceitos, gostos, hábitos, interesses, preconceitos, jeitos de pensar, sentir e querer; não significa que em outros lugares isto seja igual. Observemos bem como é lá e porquê é, antes de tirarmos conclusões. 

2. Hoje, na época em que vivemos, reina a ética, lógica, discriminação, visão normativa, forma de pensar, sentir e querer, como nós as conhecemos.Porém, em tempos passados e no futuro, isto era e será diferente. 

3. Eu ou Nós, como sabemos das coisas e as conhecemos, assim como agimos, segundo os procedimentos habituais, como gostamos e aceitamos,tudo que faz parte da nossa vida e como rejeitamos ou criticamos pessoas, coisas, atos, normas, etc.; podemos fazer isto dentro de nós mesmos, mas não fazê-lo valer para as outras pessoas. 

Nico Brodnitz


* Nico é um grande amigo,psicólogo, psicoterapeuta, arteterapeuta, trabalhador incansável da paz e do bem, alma caridosa, homem transbordante de espiritualidade e, agora, colaborador deste Blog que objetiva promover a Paz e o Bem. 
Muita paz,amor e luz para todos!
Josete 

 

Um comentário: