“O pensamento escolhe. A Ação realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

(Emmanuel)

sexta-feira, 3 de maio de 2013

SEU PIERRE - O mestre dos mestres!



Pierre Tavares da Silva Ribeiro, um dos mais fiéis adeptos do espiritismo em Macaé, quiçá no Brasil, um dos mais incansáveis trabalhadores da doutrina Espírita, um dos fundadores de Centro Espírita Pedro e grande incentivador da fundação de diversas outras casas espíritas em Macaé/RJ e adjacências.

Nasceu em 30 de junho de 1909, no antigo distrito de Conceição de Macabú – hoje emancipado. Em 1922, já com 13 anos, chegou à sede municipal para iniciar seus estudos.

Havia recebido instruções do pai para, chegando a Macaé, procurar as primas “Nhasinha” e “Santa”. Acabou se associando à prima “Nhasinha” e abriram uma pensão na Rua da Praia com o intuito de receber os amigos de Conceição de Macabú e que vinham para Macaé para estudar.

Como era o mais velho da turma, sentiu-se incomodado e dedicou-se com afinco à tarefa de estudar e, como resultado, em 1930 começou a dar aulas de Latim para a turma do 3º ano do Ginasial do Ginásio Macaense, estando ele, nesta época, cursando a 4ª série do mesmo curso ginasial. Despontava aí o que viria a ser um dos maiores professores de Macaé, tendo lecionado além do Latim, o Inglês, o Francês, Ciências Físicas e Naturais, e também Matemática. Esta última lecionou em todos os níveis existentes no colégio àquela época: Ginasial, Normal, Técnico e Científico, considerando-se que entre os anos de 1935 e 1940 todos os alunos da escola eram seus alunos de matemática.

Foi Diretor Técnico neste mesmo Ginásio Macaense por 10 anos e consagrou-se também no Colégio Estadual Luiz Reid onde tornou-se diretor no período de 1956 até 1962. Antes havia colaborado de 1946 a 1952, com ensino profissionalizante no SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Aposentou-se da faina escolar em 1972, mas continuou sua luta, agora junto à instituições espíritas, das quais não se separou jamais.

Participou da materialização da Irmã Sheila pelo médium Peixotinho. Confessou ao jornalista José Milbs, do Rebate, que sentiu uma pequena frustração no episódio da materialização, que foi não haver cortado as lindas tranças da Irmã Sheila para mostrar aos amigos.

Publicava no Jornal o REBATE, do amigo José Milbs, matérias sobre Chico Xavier, Bezerra de Menezes e fazia comentários sobre Irmã Sheila.

Fonte: Jornal O Rebate

Pierre Tavares, foi um dos fundadores do Grupo Espírita Pedro, ele não somente acreditava nos princípios espíritas, ele tinha certeza que a vida não acabava após a morte. E é nessa confiança que os espíritas da cidade de Macaé, filhos, parentes e amigos se despediram ontem desse espírito de muita luz. Seu Pierre como todos os chamavam faleceu ontem (dia 30 de novembro)

E nós, Amigos de Chico Xavier prestaremos uma humilde homenagem a esse espírito de muita luz cantando a Oração de São Francisco de Assis.

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
_________________________________
Com o falecimento do professor Pierre, um ciclo se fecha, mas a vida segue, agora mais fácil com os ensinamentos e bênçãos deixados pelo querido Pierre, o mestre dos mestres.

Amigos de Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário