“O pensamento escolhe. A Ação realiza. O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira a chegar. Eis porque, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras”.

(Emmanuel)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Confiar é o ato de amor por si e pelo outro





O homem que tem confiança em si ganha a confiança dos outros.
Textos Judaicos

Quando as crianças iniciam os seus primeiros passos, vão aprendendo aos poucos a largar as mãos dos pais.

O caminho a percorrer por essas crianças sedentas de independência é um só: confiança. Prestando atencão na metáfora abaixo a dedicação dos pais exala amor dando garra e maturidade para que as crianças consigam dar passos mais fortes e mais vibrantes.

Esses passos vão ficando cada vez mais seguros. Passos que serão internalizados para o seu futuro. Esses passos serão a auto confiança dos futuros adultos.

Quando o adulto vivência um ambiente com uma certa estabilidade familiar, ele pode experimentar sentimentos fortes de confiança e colocar sua marca na vida de confiança. Aprendendo a confiar em si, e no outro.

Confiar no outro é uma escolha, que vêm de acordo com as crenças internas construídas no decorrer da sua vida. Ou você confia no outro ou não confia. E quando a escolha é não confiar no outro, parece que as portas se fecham de alguma forma.

Você começa a vivenciar um mundo com um prisma diferente, onde os outros podem de alguma forma te ferir.

A maioria das pessoas tende a buscar no outro a certezas que muitas vezes não encontram, junto a isso vem o medo em descobrir que o outro não é tão bom, tão perfeito como se apresenta e nem tão confiável.

E realmente o outro não é tão perfeito como você também não é... De alguma forma o outro vai falhar e você também, e essa é a dança das relações. Esse é o exercício de confiar e de crescer com os outros.

E o quanto você confia em você e no outro?

Daniela Cracel

Nenhum comentário:

Postar um comentário